VII SIPS
VII Seminário Internacional de Política Social do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília
O Evento
A sétima edição do Seminário Internacional de Política Social pretende debater e socializar conhecimentos recentes, produzidos em distintas partes do mundo, incluindo o Brasil, sobre os dilemas da política social em meio a transformações estruturais e históricas que interpelam a democracia como processo e valor universal. A ênfase colocada na compreensão de novos acontecimentos que afetam diretamente a política social e os processos democráticos, permitirá, num foro como o pretendido, compreender as dinâmicas contraditórias que desafiam a democracia e exigem dela maior extensão e radicalidade.
​
O tema proposto para esta edição é: “Desafios para a Política Social e a Democracia no Capitalismo Tardio: tecnologia, corporações, desinformação e o avanço da direita”. Este tema possui três eixos primordiais. O primeiro trata-se de uma reflexão crítica sobre o significado e os potenciais das políticas sociais no capitalismo atual, caracterizado pelo avanço da direita e da extrema direita no Brasil e no mundo. O segundo, busca compreender os desafios e as estratégias de luta frente ao colonialismo digital a às novas formas de exploração do trabalho e de gestão social pelo Big Data. Por fim, o terceiro eixo ressalta a perda da soberania política de Estados e o aumento do domínio do mercado e das corporações gerando o consequente esvaziamento do poder popular no processo de tomada de decisões políticas e econômicas.
Como produto desta sétima edição do Seminário está prevista a publicação de um livro que, como os anteriores, registrará e divulgará o conteúdo tratado no evento.
​
Por fim, vale dizer que a realização periódica e contínua de Seminários Internacionais constitui, para o Programa de Pós-Graduação em Política Social da UnB, um reforço à sua condição de experiência acadêmica conceituada e uma via de difusão de saberes atualizados e compartidos no âmbito da política social democrática e cidadã. Constitui, ademais, um espaço privilegiado de debate plural e crítico às formulações teóricas e iniciativas institucionais que se guiam pelas orientações neoliberais e neoconservadoras de desestruturação do Estado e dos direitos sociais.
​
Haverá apresentação de trabalhos! Em breve, divulgadas as normas e os prazos no site do evento (em construção).
OBJETIVOS
​
-
Retomar a experiência acadêmica exitosa anterior (seis seminários internacionais em Política Social e um evento Capes-Print).
-
Estimular o debate crítico sobre as formulações teóricas e as iniciativas institucionais atuais em torno dos direitos sociais.
-
Melhorar a qualidade da produção científica dos discentes do Programa, com base no intercâmbio com especialistas e pares por meio da apresentação de trabalhos.
-
Iniciar e consolidar parcerias internacionais do Programa, fortalecendo a cooperação científico-acadêmica).
-
Divulgar as produções científicas elaboradas no quadriênio em curso (2021-2024).
​
Mais informações pelo e-mail do evento: sips-ppgps@unb.br