Estado, Capitalismo Dependente
e Política Social no Brasil
Coordenadora
Profª. Dra. Liliam dos Reis Souza Santos
Temas de Estudo
Estado; Capitalismo; Teoria da Dependência; Política Social; Crise; Soberania
Dias de Reunião
Quintas-feiras
​
14h30 às 17h30
​
Presenciais
Descrição e Objetivos
Esta linha de pesquisa visa contribuir com os debates e estudos teóricos sobre o Estado capitalista, dando ênfase: ao Estado capitalista brasileiro, moldado pelo capitalismo dependente; aos processos de privatização de suas funções sociais; e às suas implicações mercantis junto à política social brasileira.
Historicamente, a categoria Estado tem sido estudada por diversas disciplinas acadêmicas nos campos das ciências social e política e interpretada por divergentes correntes teórico-metodológicas que polemizam a sua significação.
A proposta desta linha de pesquisa centra-se na investigação do Estado capitalista à luz da tradição marxista. Nesse sentido, revisita produções teóricas de autores clássicos, aprofundando os estudos da sua natureza de classe, seu caráter relacional e dialeticamente contraditório na totalidade da dinâmica capitalista, além de problematizar as funções estatais de sustentação do sistema em vigência.
Objetivos:
​
-
Refletir e investigar o Estado capitalista fundamentando-se nos postulados teórico-metodológicos da tradição marxista;
-
Estudar as configurações atuais do Estado capitalista, particularmente no que tange à privatização de suas funções sociais, ressaltando as contradições, limites e funcionalidades de seu contemporâneo papel social;
-
Refletir e investigar teoricamente o Estado capitalista brasileiro nos marcos do capitalismo dependente; e
-
Investigar a privatização das funções sociais do Estado capitalista brasileiro como uma das tendências da política social brasileira.